Configurando roteador Wireless com modem ADSL D-Link 500B

Neste post irei explicar como configurar seu roteador wireless mantendo seu modem adsl em router.
O padrão da faixa de IP do roteador possui IP 10.0.0.1 e o modem ADSL D-Link 10.1.1.1, pode haver conflto onde o roteador wireless não aceita o DHCP do modem ADSL D-Link, a solução é alterar o IP default do roteador wireless para 192.168.1.1 ou qualquer outro IP que não comece com 10.x.x.x.
Assim o modem ADSL D-Link pode permanecer como router.
Lembrando que após alterar o IP do roteador wireless, o acesso a sua interface passará a ser feita pelo navegador, porém digitando o novo IP alterado.
PS: Não é necessário mudar nada no modem ADSL D-Link que já esta configurado como Router Ok!
Vamos lá! Digite no browser o IP padrão 10.0.0.1 em seguida entra com o user e senha padrão (ou outro caso tenha alterado) ENTER
Clique em Rede e altere o IP para a faixa 192.168.1.1 não é necessário mudar a Máscara de Sub-Rede, clique em salvar. Aguarde um instante.
Agora feche o browser e abra novamente, entre com o novo IP 192.168.1.1.
Nesta hora sua internet já deve esta funcionando se o cabo de seu modem ADSL estiver conectado na porta WAN do roteador Wireless.
Agora vamos habilitar a segurança.
Na interface de configuração do roteador wireless, clique em “Wireless” e marque “Ativar Segurança Wireless” escolha o “Tipo de segurança” WPA2, “Opções de segurança” deixe automático para não complicar, “Formato de chave” ASCII chave até 13 caracteres, Hexadecimal até 25 caracteres bem mais segura. Escolha sempre o tipo de chave “128 bits”.
Se preferir pode ativar o “Filtro de MAC” e adicione o MAC das placas de rede que você for usar na rede wireless.
SSID é o nome do sinal que vai ser enviada no ar, ou seja, quando for detectar o sinal em qualquer computador que esteja perto vai aparecer o sinal com esse nome, por padrão normalmente vem com o nome da marca do roteador wireless, mas é recomendado mudar.
OBS: 1
A senha WEP é muito fácil de achar, ou seja, qualquer um com um script/aplicativo consegue achar essa senha, e ela é fácil de ser quebrada.
O ideal então seria você colocar chave: WPA-PSK/WPA2-PSK para ativar essa opção você tem que colocar antes na mesma tela “Ativar segurança Wireless” e depois no tipo de segurança colocar a opção descrita neste post.
Você poderá escolher uma senha de 8 a 63 caracteres e depois coloque em salvar e seu roteador wireless vai ser reinicializado com as novas configurações.
OBS: 2
Outra dica importante também é mudar a senha para acessar interface de configuração do roteador wireless, que vem por padrão.
Para isso vá no menu esquerda e lá em baixo tem manutenção, clica em sistema e depois em senha, lá você pode configurar nova senha, aconselho colocar a senha diferente do que você colocou no sinal.
Feito!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: